quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Álbuns de Instrumentais

Queira-se ou não, em Portugal o Hip Hop ainda não é muito bem recebido (comparativamente com outros países), seja qual for a vertente, e principalmente pelas faixas etárias mais altas. Tocam mais aos adultos os instrumentais do que as letras, tal e qual como aos críticos.

Tomemos como exemplo o Sam The Kid: quando comecei a ouvir a música dele, o que me chamava mais a atenção eram as letras, não os beats, porque não percebia o suficiente sobre Hip Hop para os apreciar. Assim, tenho como mais antiga a imagem do STK como um grande MC do que como um grande produtor. Claro que, como entretanto aprendi mais sobre a cultura e a vertente musical, agora sempre que se fala nele associo-o às duas imagens.

No entanto, tanto dentro da pequena comunidade que apoia o movimento como o grande público tem nitidamente mais em estima o STK como produtor do que o STK como MC. As críticas nos jornais sobre o seu último álbum são constituídas por 90% de material referente às produções e uns escassos 10% sobre as letras. O único álbum de instrumentais dele conquistou muitos mais admiradores adultos do que os CDs anteriores. Isto pode ser injusto, mas nunca ninguém disse que a verdade é justa.

Os álbuns instrumentais são, portanto, extremamente importantes para o Hip Hop crescer e lá fora eles saem com grande frequência, tanto como novidades como em versões com beats de álbuns de rap, sendo os principais autores produtores e DJ’s, como o DJ Premier, Madlib ou DJ Shadow.

Cá na tuga o número é pequeno, mas aqui ficam alguns bons exemplos:

- Sam The Kid - “Beats Vol.1 - Amor” (2002)
- Colectânea “Loop:Agents - Beat Generation” (2004)
- Fuse - “Inspector Mórbido - Instrumentais” (2004)
- D-Mars aka Rocky Marsiano – “The Pyramid Sessions” (2006)


Podem ler sobre um assunto relacionado com este no blog da Horizontal, procurem um post chamado “Beat-Hoppers” (postado a 27 de Dezembro de 2006).

5 comentários:

Anónimo disse...

LOSER!!!!!

Profeta de Philogelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Profeta de Philogelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Profeta de Philogelos disse...

É o mesmo gajo do tópico anterior. JP, vê lá se te calas ou começo a apagar (reparar que os dois comentários anteriores eram meus, não dele).

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.