domingo, 21 de outubro de 2007

Respeito Mútuo

«Essa é a primeira mudança»

Tranquilo (Mundo Complexo) in showcase da FNAC NorteShopping (06/05/2007)

Qual? O respeito. Brigas entre Norte e Sul, beefs que olhos mórbidos exploram, muitas críticas sem justificação. Ganhámos alguma coisa com isso? Penso que não. Mesmo que os beefs possam ter um efeito positivo, por darem pica, há sempre um lado mau. Qualquer um pode ir a um fórum da Internet sobre hip hop e facilmente encontrará um tópico sobre um beef qualquer, um texto em que denigrem a imagem de alguém, muitas vezes com base em boatos que posteriormente se verificam serem falsos.

Para quem não faz nada e tem muito tempo, isto é o pão de cada dia. Para os maus MCs que não têm nada para dizer, isto é o tema de cada uma das suas letras (mesmo que eles não estejam envolvidos em nenhuns beefs!). Proponho que se mudem essas mentalidades: respeitar ou não alguém não é determinado (ou não devia ser) pela simpatia que nutrimos por essa pessoa. Eu até posso não gostar do trabalho de um artista mas admitir que ele é de boa qualidade. Isto não é uma contradição. Uma coisa é uma pessoa perceber, outra coisa é uma pessoa sentir e identificar-se.

Portugal já provou ter bons MCs vindos do Norte, Centro ou Sul. Já provou que MCs que não se dão bem podem progredir na mesma sem se andarem a pisar um ao outro. Sabem, pode-se argumentar contra as acções de alguém sem o insultar. Pode-se criticar para corrigir em vez de criticar para denegrir.

Fica aqui uma sábia frase para memorizar (no suporte auditivo com o belo sotaque do Norte).

«Na minha perspectiva não se pode criticar o toy pela negativa, porque se não houvesse toys não havia pros, todos os bons já foram toys e alguns ainda são ascendentes a pros»

Chemega - L.U.V.'s in Pa'trástoplay No Teu Melão (2001)

2 comentários:

Anónimo disse...

1 único comentário... ÉS UMA MERDA!!!

Profeta de Philogelos disse...

Talvez devesse ter posto isto logo na altura:
Eu conheço o gajo de cima, e é um motherfucking punk.