sábado, 10 de março de 2007

CR - A Apresentação

Este é um novo género de tópico que vou iniciar (CR) que têm a ver com o blog em si. Vou tratar de assuntos que digam respeito só ao blog, como responder a questões /sugestões dos leitores. Neste primeiro tópico do género, o assunto é a apresentação. Não a pus mais cedo porque achei que, para cativar visitantes, seria melhor estrear com algo mais interessante. Por isso, esperei até ao décimo tópico e decidi postá-lo agora.

O nome "Cultura de Resistência" surgiu devido a uma pessoa que conheço o usar para falar do espírito crítico que se deve ter ao ver televisão e ler jornais, não imitar as outras pessoas, pensar antes de actuar, resistir.

O CR não foi a minha primeira ideia para ajudar este movimento: tinha pensado num jornal online, ou seja, um site quase exclusivamente dedicado a notícias, comentários de pessoas que tivessem uma boa perspectiva da cultura (nacional e internacional) e também outras coisas que se vê aí noutros sites. No entanto, esta ideia torna-se difícil de pôr em prática, devido à constante actualidade adjacente ao projecto, ainda por cima na minha posição. Então decidi-me por uma ideia menos original, mas que ainda assim se podia tornar única.
O objectivo deste blog não é competir com outros, mas sim descobrir assuntos, sobre os quais eu posso ter já ou não uma opinião formada, para serem postados e comentados pelos leitores, de forma a que se tenha uma ideia das diferentes perspectivas relacionadas com o tópico. Assim, os tipos de tópicos que vão ser incluídos neste blog, para já, são estes:

· Polémica – temas sensíveis e/ou onde há claramente opiniões divergentes, muitas vezes já muito batidos mas que continuam sem esclarecimento;
· Convidado – este tipo de tópico refere-se, obviamente, a um tópico escrito por outra pessoa que não o autor do blog;
· CR – assuntos relacionados com o blog (como é o caso deste), onde vão ser dadas respostas a questões formuladas pelos visitantes, anunciados novos tipos de tópicos, etc.

Existem também actividades que não a postagem dos tópicos, como a “Citação do Mês”, actualização de links, em que algumas secções são especiais (os “Videoclips” e “Videoclips estrangeiros”, que exponhem os links respectivos dos videoclips existentes no YouTube dos anos mais recentes, actualmente 2006/2007). O blog, pelo menos nestes primeiros meses, estará em constante mudança, com novas iniciativas que podem não ter sido aqui especificadas. Aceito e agradeço que me enviem sugestões, correcções e perguntas sobre o CR.

Aviso: quem quiser ver publicidade ao seu site no meu blog pode contactar-me (caso o endereço já faça parte dos links, a decisão será imediata), que eu tentarei pôr o mais rapidamente possível (será mais fácil se enviarem o código de um banner publicitário, por exemplo). Contudo, não aceito que façam publicidade não autorizada no CR. Gostava também de pedir aos leitores que, caso estejam registados no Blogger, usem o vosso “nome de tela”. O CR está aberto a parcerias com outros sites que tenham algo em comum e/ou partilhem dos mesmo interesses (sites sobre hip hop, música, consciência social, poesia, etc.).

Queria deixar também aqui escrever algo muito importante: fico muito grato aos que postaram elogios, mas o que quero não são comentários do tipo “Este blog é muito fixe! Muito bom, muito bom…” mas sim deste tipo: “Relativamente a esse assunto, a minha opinião é…, porque… e também porque…”. O que eu quero são comentários aos assuntos dos meus tópicos, não (apenas) elogios. Nenhum blog, e então neste ainda é mais verdade, é de boa qualidade se, caso seja dada a oportunidade aos leitores de participarem (ou seja, exclui-se blogs sem essas características, exemplo o do Valete), não houver ninguém que participe e responda a questões ou assuntos tratados pelo autor. Por isso, caso queiram elogiar-me pelo meu trabalho aqui, enviem um e-mail para o endereço que se encontra no meu perfil. Caso sejam mais preguiçosos, podem comentar aqui neste tópico (ou seja, comentários do tipo “à parte” podem fazê-lo nos tópicos do tipo CR, de preferência o mais recente).

Outro alerta igualmente pertinente: depois de pensar durante algum tempo, cheguei à conclusão que o melhor a fazer é adoptar a política implícita nalguns fóruns de hip hop quanto ao conteúdo: este blog é aconselhado a pessoas apenas com mais de 13 anos. Apesar de considerar que há crianças com menos idade que poderiam perfeitamente visitar o CR, prefiro seguir esta lei já estipulada noutros projectos online. Não me considero daquelas pessoas que escrevem dez palavrões por linha (pois acho desagradável para o leitor e não só). No entanto, acho que devem ser usados (com prudência) e aceitarei que os leitores os utilizem nos seus comentários (desde que não seja para se insultarem).

Ah, mais uma coisa: para já, vou apenas postar três tópicos por mês. O regime poderá mudar em Dezembro de 2007 (primeiro aniversário do CR).

Comentem e esclareçam!

Sem comentários: