domingo, 4 de fevereiro de 2007

Abrindo os Horizontes - 1

Quem costuma ouvir o “Nação Hip Hop”, na rádio Antena 3, já está habituado a estas críticas. Bem, não são críticas, são mais uns conselhos, já que eu próprio me reconheço parcialmente no tipo de pessoas que o Rui Miguel Abreu critica (não percebo ainda muito de hip hop estrangeiro mas estou a tentar remediar isso).

Vocês, caros leitores, nunca poderão negar que passam muito tempo na Net, ou não visitariam este blog (lol). A Internet está cheia de informação, o que inclui a que é sobre a cultura hip hop. Pode-se encontrar de tudo, mas é claro que os portugueses interessados na matéria têm tendência para o que é produção nacional (e é de louvar!). O problema é ter noção de “ter tendência” ou “ser viciado”. O hip hop apareceu em Portugal por que já tinha aparecido noutras zonas, e não o contrário. Não é estranho ver alguém que conheça todos aqueles grupos que só na Net se houve falar e, no entanto, não saber quem é o Chuck D? E quando falo de hip hop estrangeiro não se entenda hip hop americano, pois há o brasileiro, espanhol (castelhano, galego), inglês, e os menos compreendidos (vejam o tópico de estreia deste blog Dezembro 2006) como francês, alemão, etc.

A situação agrava-se se o visado considera-se «mestre-de-cerimónias» (MC). O Valete indigna-se, e eu talvez também se tivesse mais consciência e sabedoria de estilos doutros países. Eu escrevo letras, mas não me considero MC, porque tenho consciência da minha ignorância relativamente ao exterior de Portugal. As minhas «bases», por muito variadas que possam parecer, não são nada comparando com uma perspectiva mundial. O facto de eu ter consciência disso é positivo pois, tal como estou a fazer, posso remediá-lo. É a chamada “douta ignorância” (isto é a Filosofia de 10º ano a fazer efeito): «Só sei que nada sei» (Sócrates).

Concluindo, não vale a pena ser um expert em hip hop tuga se não se perceber nada das fundações mais importantes deste no resto do mundo e, se te consideras MC, devias apressares-te a alargar os teus horizontes.

Em breve a continuação…

Sem comentários: