domingo, 18 de fevereiro de 2007

Polémica - Internet e MP3

«Gangster das teclas! Uuuh!!!...»

Sam The Kid - "Ignorância" in Pratica(mente) (2006)

Introdução aos temas polémicos: de vez em quando, sem exagerar, vou abordar os temas mais polémicos (com opiniões mais divergentes) para não acabar como alguns fóruns de hip hop que se vê por aí (isto já tem a ver com este tópico). Espero que as pessoas que postem comentários os façam sem se agredirem verbalmente e respeitando os outros opinantes. Também gostaria que expusessem argumentos e não dissessem apenas que são de tal opinião, ou seja, justifiquem as vossas ideias (estas regras aplicam-se a todos os temas, sejam polémicos ou não).

Para iniciar este tema, deixem-me dizer-vos que já fui um grande viciado em Internet e fóruns de hip hop, apesar de já não me considerar como tal. Nunca descarreguei música com esses programas próprios para essa tarefa, apenas aquela disponível legalmente (ex: no site da Horizontal – secção «Áudio & Vídeo»). É claro que de vez em quando peço ao meu irmão para sacar qualquer cena ou ele mesmo toma a iniciativa.

Suponho que a maioria dos visitantes deste blog frequentam fóruns de hip hop, já que estes foram o meio que escolhi para divulgação do CR. Então posso também supor que lêem os comentários das outras pessoas antes de postarem os vossos (pelo menos na maior parte dos casos). Dois comentários estúpidos de alguém que só diz merda: 1- alguém disse que só os grupos comerciais é que têm sites oficiais; 2- alguém disse que o Barrako 27 é velho demais para ser rapper. Peço desculpa se a pessoa que fez algum dos comentários estava a brincar, mas às vezes é difícil distinguir. Primeiro, acho natural que todos os músicos desejem ter divulgação, o que pode passar por ter um site (já que cada vez mais as pessoas aderem à Internet) e isso não tem nada a ver com ser comercial!!! Segundo, não interessa se está a falar do Barrako 27 ou outro qualquer, isso de ser demasiado velho é uma treta! A não ser em géneros musicais que impliquem cantar (o que não é o caso do rap) não se pode justificar o facto de não se gostar do músico X por causa da idade. Desde que o rapper não comece a gaguejar e que tenha boa dicção todos podem dar bons MC’s. Isto são algumas das merdas que me chateiam nos fóruns de hip hop.

Outro lado mau da Internet são aquelas pessoas que descarregam giga bytes de música e acham isso normal. A minha filosofia é um pouco como a do Valete: compro CDs de música das pequenas empresas e ouço em MP3 a das majors. Além disso, só compro aquilo que gosto e é esse o benefício da música alojada na Net: ouves, se gostares compras, não gostas, não compras. Acredito que os músicos não estão interessados em ser remunerados por pessoas que se enganam no álbum ou que pensavam que era melhor, etc.

Concluindo, não sejam agarrados à Internet, não vale a pena gostar de hip hop se depois nem se olha à volta para observar o mundo. Net é, para mim, um meio para me informar e actualizar sobre o movimento. Claro que também participo em fóruns de hip hop, etc., e não acho mal, desde que não se abuse. Há coisas mais importantes a fazer do que passar a vida em frente do computador. Criem uma lista de tarefas do que têm que fazer na Net e não divaguem muito.

«Só merece a liberdade e a vida quem diariamente tem de a conquistar.»

Goethe

1 comentário:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom