domingo, 18 de janeiro de 2009

CR - O Regresso

AVISO!
O comprimento deste post é prova do nível de inspiração que o autor tem para voltar ao activo.

Ora bem, cá estou de volta. Começo por realçar que irei pôr os posts que faltam no mês de Dezembro de 2008. Foi um ano difícil, este. Juntamente com muita preguiça, falta de tempo e de inspiração, acabou por resultar neste “buraco” nos arquivos do CR. Para além disso, ainda tive um “problemazito” que me fez perder montes de coisas que tinha guardadas em suporte digital, principalmente devido à minha estupidez. Entre elas, claro está, encontravam-se uns quantos posts já escritos para serem futuramente expostos no blog. Felizmente, umas semanas antes do acidente, tinha andado a passá-los pró papel, logo não deviam estar assim tão diferentes do que os que tenho guardados.

Enquanto andava a organizar de novo as cenas que tenho guardadas do blog, fui relendo os comentários que foram feitos aos meus textos desde o início, e creio que isso me deu bastante motivação. No entanto, dada a falta de comentários nos últimos posts, pergunto-me se algures pelo meio os meus tópicos terão perdido interesse. Admito que talvez não estivessem tão cuidados (ou elaborados) como os anteriores. Vocês, caros leitores, dir-me-iam quando puderem.

Prosseguindo, o facto de não ter postado nada não quer dizer que não tenha pensado no blog no ano de 2008, e reflecti um pouco no caminho que ele estava a tomar. O meu blog não é pessoal, e eu apenas escrevo um tipo especial de textos, que são aqueles assuntos dos quais eu gostava de ouvir outras opiniões. Decidi começar a ser um pouco mais informal daqui em diante, sem abandonar de todo a linha que caracteriza o CR. Além disso, se me apetecer mesmo pôr um post que não está relacionado com a filosofia do CR (ex: assuntos que não tenham directamente a ver com Hip Hop), posso sempre criar um outro blog ou um anexo.

Reparem que andei (e ainda ando) a actualizar o Guia da Internet. Espero que esteja a ser útil. Ainda, provavelmente já notaram (e ainda mais provavelmente, já se esqueceram) de que eu não pus aqui nenhum post do tipo “Convidado”, que supostamente seria para alguém que não eu escrevesse qualquer coisa para o blog. Não sei se porque peço de mais, ninguém me liga ou por azar todos os e-mails para onde envio convites estão como que mortos, a verdade é que não tenho conseguido nenhum progresso. Por isso, esse tipo de post está oficialmente “suspenso” até eu decidir tentar de novo.

Queria também anunciar que brevemente irei pôr online as rimas que já faço a alguns anos. Como nunca trabalhei com nenhum produtor, vão estar em acapella (ou talvez lhes ponha uma batida por baixo para disfarçar). Esperemos que algum produtor se interessa por aquela “obra-de-arte”. Qualquer pessoa, como um MC de que tenha falado mal ou assim, que se queira vingar de mim pode fazê-lo no meu Myspace. Nota: a “música” que lá está foi para dizer que tenho alguma coisa. Não tenho experiência de produção, só não queria era deixar aquilo sem nada.

Outra coisa que se passou em 2008 (embora não tenha começado nesse ano) foi o meu isolamento do hip hop tuga. Desde há uns três anos para cá, tenho estado concentrado mais no hip hop estrangeiro, principalmente o norte-americano, não dispensando qualquer tempo para me actualizar sobre o que se passa na Tuga. De maneira que há muitas coisas que muita gente já sabe e eu só descobri há uns dias, depois de começar a investigar um pouco na Internet. Aproveito para abordar alguns dos assuntos mais recentes.

------------------------------------------------------------------------------------

VIDEOCLIP “DOPPING” DO SAM THE KID
Há uns dias fui ao blog do Primouz e encontrei o último videoclip do Sam The Kid, “Dopping”, uma música que ainda não conhecia, e que presumo vir da reedição do álbum Pratica(mente) (à parte: grande cena essa da reedição, lixou-me bem, o STK lol). Ora a música até está boa, mas o videoclip, sinceramente… Aquilo nem é não conseguir ser um bom videoclip, é ser mesmo mau videoclip: primeiro, é muito banal, não acrescenta nada de significativo à música; segundo, é destas festas com paredes luminosas que dão bem para aparecer na Lux. Se não fosse o STK ser talvez o meu MC/produtor português favorito (dado que utilizei o adjectivo “favorito”, bem que me podem acusar de favoritismo) isto ainda seria um pouco mais duro. Para finalizar, uma pergunta: imaginem que não conheciam o STK, e que este era o primeiro videoclip (e já agora, a primeira música) que viam/ouviam dele. Qual era a vossa impressão?

------------------------------------------------------------------------------------

MAMÃ, ESTOU NO YOUTUBE!
Descobri, anteontem, que sou uma vedeta no YouTube. Ná, pronto, só apareci em dois vídeos, num deles em terceiro plano, no outro no meio da multidão, e não é nenhuma surpresa o facto de aparecer lá. O primeiro foi num vídeo do concerto espectacular do Marcelo D2 na Casa da Música; o segundo é um vídeo (descoberto também no Primouz) sobre o festival “HipHoPorto 2008”, também na Casa da Música. Por isso para tornar o final deste post divertido, e para compensar os leitores do aborrecimento que foi ler isto tudo, proponho um jogo. Vocês têm que adivinhar quem é que eu sou. E decidi que as regras são estas:
- Tempos:
> Concerto Marcelo D2 – mais ou menos 1:09 (altura em que fico mais centrado)
> HipHoPorto 2008 – 1:54 (logo, logo, logo)
- Ajuda: comecem pelo segundo vídeo. Aos 1:54 (logo, logo, logo) conseguem-se perceber 6 pessoas. Tentem reconhecer alguma dessas pessoas no primeiro vídeo (muahaha).
- Objectivo: descrever onde eu estou situado na imagem do segundo vídeo (aos 1:54).
- Prémio: uma chicla Bubblicious com “sabor a Hip Hop” (se isso ainda existir – esse sabor, não o Hip Hop).
- Comentário final: dado que é praticamente impossível para quem não conheça a minha cara, eu até apostava 1 milhão de euros, mas sou um tipo cauteloso. Boa sorte!
Warning
Não é válido para nenhum dos espertos que me conhece, obviamente.

------------------------------------------------------------------------------------

SÓ MAIS UMA.. DUAS CENAS!
Não me perguntem como foi o concerto do Gabriel o Pensador no Enterro da Gata, porque não fui. Melhor: comprei o bilhete, mas não fui. Quando penso nisso, ainda fico deprimido. Pelo que ouvi dizer na altura, foi muito bom.
Comprei ontem o último álbum dos Looptroop (agora Looptroop Rockers) de 2008, que dá por nome de Good Things. Surpreende-me que nenhum blog de hip hop tuga (dos que eu visito) tenha falado nele, em especial este e este (então como é que é?! lol).
Ah, um extra: ainda bem que o autor do Piecemaker já voltou. É pena é que já tenha abandonado o blog outra vez lol

------------------------------------------------------------------------------------

Ora bem, acho que é tudo. Não abuso mais da vossa paciência. Como podem observar, eu estruturo tão bem os meus textos, que tanto a introdução como a conclusão começam com a mesma expressão: “ora bem”. É de aplaudir esta repetição propositada (ou então simplesmente porque não me dei ao trabalho de pôr outra expressão equivalente). Abraço a todos (“abraço” porque dá para os dois géneros) e comentem!

8 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro de tudo, ainda bem que estás de volta, os blogues de hiphop sao muito escassos, e neste momento os mais significativos( modestia a parte) ate deve ser o meu e da nicolau, os outros vao e veem.
Mas atençao quem sou eu para criticar? cada um tem a sua vida, e muitas vezes esta nao permite andar a gerir um blogue, porque pode nao parecer mas sustentar um blogue nao é coisa simples, mas também nao deve ser nenhum fardo.

Fico grato pela publicidade feita aqui ao meu e também fico contente que o visites regularmente, pois é para pessoas como tu que aquilo está feito.
Quanto aos comentarios, acredita que isso nao esta directamente relacionado com a pertinencia dos textos.O meu blogue vai fazer 3 anos e nao é por isso que tenho muitos comentarios, isso parte da disposiçao das pessoas( penso eu) por isso é que tenho contador de visitas porque assim dá para ter noçao de quantos visitam. O facto de saber que há dezenas que o visitam diariamente, já é muito gratificante.

Quanto ao album dos Looptroop, vou confessar que ja escutei um ou dois sons deles, ouço falar bem deles tb, mas nunca tive predisposiçao para explorar a discografia pois há tantas outras coisas a explorar.

Por isso é que sou apologista de mais e mais blogs de hiphop. Existe tanta gente por ai a escutar e que podia partilhar as suas ideias que assim o caso desse album nao seria um problema.
Quanto mais gente, maior amplitude e abrangência temática, e até para proprio debate de ideias( para além de foruns) isso seria óptimo mesmo para desenvolvimento intelectual da cultura.


Grande abraço
A.Silva
Primouz

Anónimo disse...

Aqui o noob do gui aparece no youtube sim senhor. Como eu conheço esta personagem, digo-vos desde já, para o conseguirem encontrar nos tais vídeos, que é um sujeito com estatura de "puto", baixo, cabelo rapado à neo-nazi, óculos redondos tipo Harry Potter, e cara de rato. Cumps Gui

Anónimo disse...

LooL!!! Gui a rular! xD

DarkSunn disse...

Bem vindo de volta!

Profeta de Philogelos disse...

Obrigado. Darksunn, devias seguir o exemplo e pôr o teu blog também em dia lol

A esses anónimos... lol, cobardes, nem sequer assinam o comment. Embora eu adivinhe quem vocês sejam, claro.

E tenho cara de rato, mas é um desses ratos cheios de estilo que agora se vê aí na rua lol

DarkSunn disse...

ehehe, tens razão, tens razão...

Tenho de voltar a pegar no blog, mas o tempo tem sido muito pouco. Possivelmente agora já devo ter mais um tempo, eheh

Anónimo disse...

ei dark ve se poes isso a rokar outra vez. pk ter vários blogs para consultar dá mais pica....

grande abraço
Primouz

DarkSunn disse...

Hehe, Primo, tens toda a razão...

Teho andado com o tempo cheio (mais uma desculpa - resolução de ano novo: deixar-me de desculpas!), ma agora vai ser!

Abraço!