terça-feira, 8 de maio de 2007

A Verdade Que Muitos Não Dizem

«Vocês são os primeiros responsáveis pela destruição da música»

Valete - Pela Música Parte 1 in Serviço Público (2006)

Começo logo ao ataque: existem muitas pessoas (que vão desde MC’s do underground até aos já tão criticados utilizadores de fóruns de hip hop português) que têm uma atitude muito estranha: dizem coisas do género “eu digo tudo na cara” e “eu digo sempre a verdade” mas quando outra pessoa realmente diz a verdade ficam chocados. Porquê? Pura hipocrisia. O caso particular que me inspirou para este tópico foi o do Valete, resumido por estas duas citações acopladas ao texto (mas convêm ouvir melhor a música).

A faixa, de nome “Pela Música Parte 1”, ataca vários grupos que prejudicam esta arte, os quais vão desde os simples ouvintes à comunicação social. O facto de não estar em verso permitiu uma maior crueza, que não seria possível em forma de poesia. Isto não tem nada de mal, antes merece parabéns, já que releva aquilo que o autor realmente pensa. No entanto, há quem não tenha suficiente coragem...

Esses MC's, ou quaisquer outras pessoas que adoptem essa hipocrisia, não cumprem a regra de ouro, então nem sequer deveriam criticar quem a cumpre. Não deveria haver espanto ou choque, e eu pessoalmente aplaudo o discurso do Valete.

«Alguns manos que já me conhecem e já me tinham ouvido dizer coisas parecidas ficaram chocados porque eu pus aquilo no álbum»

Valete - Entrevista do H2Tuga (2006)

Sem comentários: