sábado, 20 de janeiro de 2007

Falsa Moda

Modas... A coisa mais estúpida que alguém alguma vez inventou. Tanto dano causou e voltará a causar, tantas gerações modificou para proveito dos que a criaram, tanto dinheiro foi parar às mãos erradas, tantas massas foram iludidas. Não é irónico como o hip hop, um inimigo desta atitude, tenha sido subitamente chupado de todo o conteúdo e transformado em música de entretenimento para a juventude? Desculpem aqueles que se sentiram atingidos, eu refiro-me a apenas uma área do hip hop, pois sei que ainda há muito e bom que continua por aí a inovar e deixar plateias de boca aberta, entre battles de bairro e concertos no Hard Club. Um enorme obrigado para esses.

Mas acreditem, podíamos estar pior representados a nível nacional e interna­cio­nal. Os Da Weasel e o Boss AC são pessoas que não desgosto, aliás gosto de Boss AC (todos os álbuns, claro que umas músicas mais que outras) e do grupo gosto dos álbuns mais antigos. Isso é uma coisa interessante. Nestes grupos que encontraram a terrível fama e que, por muito que digam que não, se deixaram afectar, os amantes de bom gosto notarão um crescente prazer à medida que voltamos atrás no tempo. Gosto do “RAP – Ritmo, Amor e Palavras” mas mais do “Rimar Contra a Maré” e ainda mais do “Manda Chuva”. Voltando à linha da frente, temos sempre o divino e incensurável Sam The Kid, o senhor Humildade, ainda mais à frente os também divinos Mind Da Gap (apesar de eu pessoalmente achar que no penúltimo disco algumas músicas podiam estar melhores), e vão crescendo outros de outra subárea do hip hop como Expensive Soul (de que gosto) e SP & Wilson (não fazem muito o meu estilo, mas respeito-os). Pensando que não, ao olhar para a histeria da chavalada nos concertos do Boss AC, podíamos estar MUITO PIOR representados. Cada um que imagine com a sua cabeça.

O que não deixa de é de ser uma moda. Uma falsa moda. Se se perguntar a um puto qualquer entre os oito e os doze anos quantos grupos de hip hop conhece, só são dois: Da Weasel e Boss AC. E isto representa uma cultura distorcida sustentada por muuuuitos outros. Não será uma injustiça? Quer dizer, concerteza que o Boss AC faz parte da old school, suportou isto quando era mais difícil e participou em dois temas do Rapública. Mas não foi o único! Não podemos culpar alguém que não fez mais do que trabalhar para receber a fama, mas podemos culpar o sistema que a deu. Sim, porque como disse no tópico anterior, isto das modas não são as crianças e os jovens que as criam, pelo menos agora, mas sim a indústria e a comunicação social (televisão, rádios, editoras,...). Senão porque é que o Boss AC só atingiu o seu auge quando foi incluído na colectânea da telenovela da TVI?

Por isso é que, quando algum amigo meu pouco apaixonado pelo hip hop goza comigo quanto à ironia presente na situação, eu só respondo: “É uma falsa moda.”

4 comentários:

Ashikodi disse...

Disseste tudo! Os exemplos que dou quando falo nisto das modas do hip hop também é o Boss AC e os Da Weasel mas não por não os curtir, aliás, desde que ouço hip hop que admiro Boss AC (Rimar Contra a Maré foi um marco para mim) e Da Weasel (dos melhores em cima do palco); no entanto estes exemplos subiram bastante graças à loucura adolescente pelos tops da MTV e Morangos com Açúcar.

Embora as TVs e as rádios sejam quem impulsionam as bandas para o mercado nacional/internacional, a principal responsável quer queiramos quer não são as editoras. Dou-te o exemplo do meu ídolo Gabriel o Pensador. Fez toda a carreira com a editora Sony Music, sempre imenso sucesso no Brasil com músicas inteligentes, crítica apuradíssima sendo escolhidos inclusivamente num ano para abrir os concertos dos U2 no Brasil. O ano passado, acaba a ligação com a Sony Music depois de lançar o último cd... só ouve um single na MTV (antes de terminar o contrato com a Sony).

As editoras fazem o que querem, elas é que ditam as playlists das rádios e TV, daí que muitos se "vendam" às grandes editoras, porque é quase sucesso garantido...

Nicolau disse...

Só descobri este blog hoje por recomendação do http://primouz.blogspot.com ... Ainda estou a ler mas desde já os meus parabéns pela iniciativa! Temos poucos blogs de verdadeira discussão Hiphopiana e faz sempre falta mais um.

Bem vindo À Hip Hop blogosfera :)

PRIMOUZ disse...

Curti o blog como já disse numm post atrás , continua a dar-lhe, estoua curtir muita a iniciativa
fica bem

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado