terça-feira, 31 de março de 2009

Novos Meios

Em Julho de 2007 escrevi um post chamado “Sem Meios Não Há Conquista”, em que falava da falta de infraestruturas que divulgassem e expandissem o Hip Hop Tuga. Exemplos: editoras maiores, estúdios, revistas, lojas, etc. Isto porque, se formos a outros países, isso já acontece, se bem que nalguns só parcialmente. Eu podia dar exemplos de países onde já existe tudo, como a França ou a Inglaterra, ou países onde se caminha para isso, como a Espanha.

Regressando ao presente, tenho estado muito contente porque em pouco tempo se ouviu falar de diversos projectos, incluídos na área dos media, que cumprem o propósito de que a cultura carecia já há algum tempo. Por isso, estava bastante satisfeito por estas boas notícias, e decidi escrever um tópico sobre o assunto. Entretanto, e para ajudar na escrita, reli o tal post “Sem Meios Não Há Conquista”. Olhando para a realidade que apresentava naquela altura, e para a que se apresenta agora, parece-me que não são muito diferentes. OK, talvez esteja a ser um bocado pessimista. A coisa melhorou, mas mais no campo dos festivais e concertos. Este ano, anda a correr bastante bem. É pena é que uma crise (se bem que não me lembro de nenhum ano em que não tivéssemos uma) se tenha metido pelo meio.

No que toca aos media, eu vou-vos ser sincero: eu não tenho TV Cabo, e quem sabe, até pode ser que nesses canais haja uma diferença significativa, mas nos quatro canais normais da caixa mágica não vejo mais projecção e interesse pelo hip hop nacional do que o que havia há pouco menos de dois anos (notem que o que descrevo nesse post já se arrastava por algum tempo).

O que faz com que pareça que agora as coisas estejam melhores, foi que, durante um tempo algures em 2008, nós estávamos praticamente sem nada. Corrijam-me se estiver errado, até porque como já disse, nos últimos dois anos estive um bocado afastado do panorama nacional, principalmente em 2008, mas acho que não havia mesmo nada. O Beatbox acabou, o Nação Hip Hop desfez-se, a Hip Hop Nation já tinha ido à vida muito antes, a IV STREET também acabou, ainda que para fortalecer um outro projecto, que aplaudo, porque basicamente deve ter sido dos que mais ajudou a animar a cena em Portugal, que é o H2Tuga.

Agora de repente aparecem um programa de rádio, o Rimas e Batidas, com o Rui Miguel Abreu (para quem não souber, é o mesmo do Nação Hip Hop) e uma revista, a Freestyle. Já li e ouvi a entrevista no programa de rádio que referi anteriormente, e parece-me que tem pernas para andar. Gosto da cena de variarem os conteúdos, tentando não “oprimir” nenhuma das vertentes da cultura.

Concluindo, o que é que variou? Há mais concertos e festivais, o que é positivo; há mais pessoas a terem projecção mediática, ainda que no geral esta não tenha aumentado.

Este post parece ser negativo na sua maior parte, mas queria com tudo isto deixar uma mensagem positiva: apoiem os projectos que existem. Comprem a revista Freestyle, ouçam os programas de rádio (destaco, para além do Rimas e Batidas na Antena 3, a ressurreição do programa Rapresentar, com novos apresentadores), façam buzz (os links estão todos no Guia de Hip Hop na Internet). E pode ser que, se aumentar a procura, aumente também a oferta, de preferência de qualidade.

3 comentários:

Sempei disse...

Grande post, excelente ponto de vista ;)

Tenho TV Cabo e a única projecção do hip hop nacional prende-se com os vídeos que a MTV (sobretudo) e a Sic Radical passam. O Porto Canal tem, gradualmente, aumentado o interesse por este estilo, mas, juntando tudo que vemos/ouvimos nos canais portugueses, é pouco condizente com o que realmente o hip hop merece. Deveria haver mais espaços de discussão sobre a história do movimento, por exemplo Mas não, o pessoal contenta-se vendo somente vídeos à bruta.
Actualmente, a internet tem desempenhado um papel importante na expansão do hip hop, induvidavelmente.

Continuação,

abraço!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Howdy! I know this is kinda off topic but I was wondering if you knew
where I could locate a captcha plugin for my comment form?

I'm using the same blog platform as yours and I'm having difficulty finding one?
Thanks a lot!

Also visit my web blog - best cellulite treatment